Na quinta-feira (7), a OAB Conquista iniciou o projeto Caravana da OAB, que tem como objetivo percorrer todos os 14 municípios da Subseção para diálogar sobre as demandas da advocacia em cada uma das cidades.
O primeiro encontro aconteceu hoje na cidade de Condeúba-BA e reuniu representantes da advocacia da área pública e privada que apresentaram como principais demandas a aproximação entre a OAB Conquista e as dificuldades para consolidar o exercício da advocacia, bem como a descentralização dos serviços e a necessidade de fortalecer a Comissão de Integração Regional.
A presidente da OAB, Dra. Luciana Silva, destacou que para “representar a classe, é necessário ter diálogo” e ressaltou que a descentralização dos serviços junto a Comissão de Integração podem ajudar a solucionar a sobrecarga das comarcas dos municípios no interior.
A presidente ainda afirmou que o projeto será testado e segue aberto a modificações para que possam estabelecer um diálogo conjunto com a OAB e se adaptar a realidade local.
O secretário adjunto da OAB, Dr. Wendel Silveira também destacou que “uma advocacia mais próxima se constrói enfrentando problemas e buscando soluções coletivas” e chamou a atenção ao pontuar que ” o papel social do advogado precisa passar pelas questões que afetam a vida das pessoas no seu próprio município”.
Já o presidente da Comissão de Integração Regional da OAB Conquista, Dr. Ismael Ribeiro, salientou que a advocacia regional enfrenta muitas dificuldades, mas acredita que “a OAB pode colaborar com essa aproximação”.
A OAB segue aberta ao diálogo na busca por se aproximar cada vez mais das demandas e necessidades do interior, com o intuito de construir uma advocacia mais plural, democrática e acessível.